O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"CANAL DO SERTÃO QUE PODERÁ PASSAR POR AFRÂNIO PODE SER AMPUTADA"

 http://www.ricardobanana.com/wp-content/uploads/2013/11/imagem25.jpg
Centenas de moradores do município de Ouricuri e de cidades do Araripe pernambucano se reuniram na noite do último dia 31/10/2013, no Salão Paroquial da cidade, para discutir sobre o projeto hídrico chamado Canal do Sertão. O encontro foi organizado pela CDL de Ouricuri, juntamente com a Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

A proposta do evento foi explanar, junto à comunidade, a concepção original do Projeto Canal do Sertão, em contraposição aos cortes feitos pelo Governo Federal, que reduzem consideravelmente as áreas que seriam beneficiadas com água para irrigação. Os detalhes desta grande obra foram apresentados pelo ex-técnico da Codevasf, Otávio Alves, hoje secretário de Irrigação no município de Petrolina.
http://www.ricardobanana.com/wp-content/uploads/2013/11/imagem26.jpg Na oportunidade, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, fez duras críticas à proposta de redução do Canal. “O que o governo está propondo é uma amputação da esperança sertaneja. O Canal do Sertão é um projeto redentor para o povo do nordeste, em especial do Araripe, que espera por esta obra há mais de uma década. O que estamos fazendo aqui, hoje, é acordando a sociedade, antes que seja tarde demais.”
Inconformado com a estagnação do projeto, Guilherme Coelho complementou: “É inaceitável que os políticos desta terra tenham passado pelo poder e nada fizeram pelo Canal do Sertão. Há sete anos tivemos representação política da região como Secretário de Estado, Ministro do Estado, alinhado ao Governo Dilma, e ao invés de avançar e ser ampliado, o projeto é drasticamente cortado.”


Outras lideranças e representantes de entidades presentes no encontro fizeram suas críticas. Entre eles, o sempre deputado Osvaldo Coelho, idealizador da proposta original do Canal, que levou uma gamela – espécie de tigela de madeira – , repleta de frutas oriundas de projetos de irrigação em Petrolina, comentando: “estas maravilhas são o que vocês deixam de produzir por não terem o Canal do Sertão”.


Também estava presentes no evento o presidente da Comissão criada para mobilizar a construção do Canal do Sertão, Antônio Fernandes; o deputado estadual Raimundo Pimentel; e o presidente da Associação de Vereadores do Araripe, Ubirajada Araripe. Além destes, recebendo os convidados, estavam os anfitriões da casa, o presidente da CDL de Ouricuri, Assis Junior, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri, Ferrinho; e o presidente da Câmara de Vereadores, Gildejânio Melo.


O Canal do Sertão ORIGINAL


Originalmente, o Projeto Canal do Sertão foi concebido a partir de uma proposição do Deputado Osvaldo Coelho ao Dr. Airson Bezerra Lócio, presidente da CODEVASF, em 1995.

Sua implantação integral beneficiaria cerca de 139 mil hectares, em 17 cidades da região, a saber: Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Parnamirim, Ipubi, Granito, Exú, Bodocó, Araripina, Moreilândia, Trindade, Petrolina, Afrânio, Cedro, Serrita, Casa Nova – esta última na Bahia.


Com a alteração proposta pelo Governo Federal, o Canal do Sertão passa a ter apenas 40 mil hectares, e quatro cidades contempladas, excluindo todo o Sertão do Araripe (Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exú, Granito e Moreilândia).


Texto e Fotos: Ricardo Alves / Assessor de Imprensa

FONTE: Clique aqui

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.