O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"CABOCLO EM FOCO: LIVRO ABC DO CABOCLO DIVULGA MODOS & COSTUMES DO SERTÃO"

“Lá no meu sertão pros caboclo lê/Têm que aprender um outro ABC/O jota é ji, o éle é lê/ O ésse é si, mas o erre/Tem nome de rê…” Foi inspirado nos versos do ABC do Sertão, música imortalizada por Luiz Gonzaga, que a Comissão de Revitalização do Caboclo – povoado do município pernambucano de Afrânio, publicou recentemente o livro ABC do Caboclo.

A obra, que incorpora as variedades lingüísticas do povo do sertão a partir de palavras chaves, possibilita ao leitor o entendimento dos modos e costumes da região, além de incentivar a pesquisa e o desejo das pessoas em conhecer pessoalmente este povoado que existe há mais de 200 anos.


Ilustrado por pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto e imagens de fotógrafos, a exemplo de Moreira, José Alves de Siqueira e Marcus Ramos (Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco), o ABC do Caboclo, segundo o arquiteto e gestor ambiental Cosme Cavalcanti é um verdadeiro retorno às raízes sertanejas. “Assim como na música de Luiz Gonzaga, onde o povo nordestino soletra algumas letras como o jota que tem nome de ji, o éle é lê, no ABC do Caboclo, a fruta umbu também é chamada de imbu. E a cada letra, ampliamos o entendimento do vocabulário regional, mostrando outras palavras que começam com esta mesma letra, a exemplo de inverno, imburana, isca e idealismo”, explicou Cosme Cavalcanti.


Ainda de acordo com o arquiteto, o ABC do Caboclo foi publicado com o propósito de comemorar os 10 anos do Museu Pai Chico, que será vivenciado a partir do dia 02 de fevereiro de 2013. Considerado um oásis de cultura e história no meio do sertão pernambucano, o Museu Pai Chico possui um acervo aproximadamente de 1400 peças que revelam os costumes e achados arqueológicos da história e sobrevivência de seu povo. Pai Chico – José Francisco de Albuquerque Cavalcanti é o principal personagem: professor público, capitão da guarda nacional no Império, político influente, 5° Prefeito de Petrolina-PE (1904-1907) e patriarca de grande família do sertão do São Francisco.

Página dedicada ao povoado histórico do Caboclo você pode acessar clicando aqui.

FONTE: Clique Aqui
MAIS INFORMAÇÕES: Clique Aqui 
 Hospedagem de Imagem Gratis em Hospedagem de Imagem Gratis - Brimages

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.