O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"CIDADES BAIANAS e PERNAMBUCANAS DECRETAM ESTADO DE EMERGÊNCIA"

Devido ao longo período de estiagem, os municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Flores, Floresta, Lagoa Grande, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Taquaritinga do Norte e Ibimirim no Sertão Pernambucano, decretaram estado de emergência e já estão na lista da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SNDC). Há falta água nos riachos, açudes locais e o rio Pajeú, que banha cerca de 12 municípios da região, também está secando.
No norte da Bahia a situação não é diferente. A escassez de água assola alguns municípios, que também estão na lista da (SNDC). Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Itiúba e Ponto Novo, todos do Território Piemonte Norte do Itapicuru, estão com os barreiros, tanques, aguadas, barragens e açudes secos, além de uma progressiva diminuição da vazão dos poços tubulares, provocando  doenças e a morte de animais.
Outro problema provocado pela seca é a indefinição do início do ano letivo nas escolas por falta de água. Na tentativa de amenizar a situação que aflige os produtores rurais e as comunidades, Paulo Machado, prefeito de senhor do Bonfim e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TIPNI), encaminhou um relatório solicitando a Rui Costa, chefe da Casa Civil, uma audiência com instituições estaduais e federais competentes.
A disponibilidade imediata de créditos emergenciais para custeio pecuário e suprimento de água, recursos para desassoreamento e ampliação urgente de atendimento de carro-pipa para as comunidades rurais, estão entre as principais pautas a serem discutidas na audiência.
Participam do Consórcio as Prefeituras e Secretarias de Agricultura de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo, Caldeirão Grande, e de Itiúba, além de outros órgãos públicos e associações de pequenos produtores da região.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.