O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"INCÊNDIO DESTRÓI GALPÃO EM PAULISTANA-PI"


Na madrugada do ultimo sábado (05/02) por volta das 04hs um incêndio destruiu a usina de beneficiamento de algodão da Associação dos Produtores do Piauí Agro-ecológicos (APROPIÁ), o fogo deixou tudo carbonizado e um prejuízo de 300 mil reais.
Segundo o presidente da APROPRIÀ, o engenheiro Agrônomo Gicélio Teixeira Arraes (foto), a usina que é localizada em um galpão no bairro COHAB, todas às maquinas utilizadas no beneficiamento foram pedidas como também todo estoque de algodão que seria exportado para Europa dois dias após o dia do desastre. O teto desabou ao ser carbonizado pelas chamas.
“Como podemos ver tudo foi perdido restando apenas às paredes do prédio”. Disse Gicélio. O prejuízo ficou em torno de 300 mil reais. Só os equipamentos chegam à ordem de 150 mil e o estoque 60 mil.
Na noite em que aconteceu o incêndio na usina, a cidade de Paulistana sofreu com constantes quedas de energia  e muita oscilação na rede, o Sistema de Transmissão de TV que fica também no bairro COHAB, teve três de seus quatros transmissores de TV queimados sedo estes da TV Cidade Verde canal 13, TV Antena 10 canal 11, e TV Meio Norte canal 7. O bairro ainda sofre com a escuridão nas ruas por conta do acontecido.

A CCPR (Coordenadoria de Combate a Pobreza Rural) doou às antigas instalações e maquinas para a CELTA (Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas), ONG com sede em Paulistana, através de um termo de sessão de Nº 001/2010. A usina estava abandonada há 20 anos e suas maquinas foram restauradas pela CELTA e a Rede de Algodão Agro-ecológico.
A APROPRIÁ começou no ano de 2010 com 80 produtores de seis cidades e neste ano de 2011 passou a ter 120. Estes estavam comercializando com franceses a produção do algodão. Este plantado pelos Agricultores familiares cadastrados no Programa da Região de Paulistana e a produção é toda exportada para Europa. É um produto livre de agrotóxicos. Processo novo de capacitação com manejo de conservação de solo e revitalizando a cultura do algodão na Região de Paulistana.
Na França será realizada campanha de recuperação do projeto
 
Será realizada na região de Paulistana uma campanha de doações para recuperar as instalações e dar continuidade ao projeto. O presidente Arraes disse que os franceses vão realizar uma campanha na França entre funcionários e simpatizantes do projeto.


FONTE CLIQUE AQUI & site do JOSEILDON CARLOS

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.