O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"O PRESIDENTE LULA CANCELA PARTICIPAÇÃO NO G20, NO CANADÁ"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou de última hora, nesta sexta-feira (24), sua participação na Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países mais ricos e principais emergentes), no Canadá.

Lula preferiu acompanhar de perto os trabalhos de reconstrução e de ajuda às vítimas das chuvas e enchentes em Alagoas e Pernambuco. No total, ao menos 51 pessoas morreram por conta das chuvas e milhares estão desabrigadas nos dois Estados.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que despachou hoje pela manhã com o presidente, no Palácio da Alvorada, Lula ficou impressionado com as imagens que viu, ontem, no Nordeste, ao visitar algumas cidades atingidas pelas chuvas. Por isso, ele decidiu monitorar de perto o auxílio às vítimas.

No G20, Lula participaria das reuniões sobre os reflexos da crise financeira internacional, a reforma dos organismos multinacionais e a forma de conseguir uma retomada do comércio internacional, entre outros pontos. Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, Lula teria reuniões privadas com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, representará o presidente Lula no G20. O Ministério da Fazenda prorrogou hoje o prazo de pagamento à Receita Federal de tributos federais pelas cidades atingidas pelas enchentes em Pernambuco e Alagoas.

De acordo com portaria publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), foram prorrogadas para o último dia útil de dezembro deste ano e de janeiro e fevereiro de 2011 as datas de vencimento dos tributos federais, administradas pela Receita, previstas, respectivamente, para os dias 20 a 30 de junho, julho e agosto deste ano.

O ministério também suspendeu até 31 de dezembro o prazo para a prática de atos processuais da Receita contra os devedores dessas regiões. A suspensão do prazo terá como termo inicial o dia 20 de junho.

Além disso, Lula havia anunciado ontem imediata liberação de R$ 550 milhões para as ações de reconstrução nos dois Estados atingidos pelas enchentes.
G20 analisa crise financeira

Às vésperas da cúpula do G20 em Toronto, os líderes dos países que participam do encontro tentaram amenizar as diferenças entre os Estados Unidos e a Europa sobre o momento de retirar as medidas de estímulo à economia e começar o aperto orçamentário.

"Esse é o equilíbrio delicado de que nós precisamos tentar conseguir neste fim de semana, disse o ministro das Finanças canadense, Jim Flaherty.

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, disse que cada país precisa decidir que composição de políticas econômicas faz sentido para garantir tanto o crescimento como a responsabilidade fiscal.

"Nosso trabalho é assegurar que todos estejamos lá juntos, concentrados nesse desafio de crescimento e confiança porque crescimento e confiança são fundamentais", disse Geithner em entrevista à BBC World News America.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou que a Europa não pode suportar mais dívidas e gastos, e que o continente precisa consertar os orçamentos para reconstruir a confiança no crescimento.

"Não será uma mudança da noite para o dia, mas não há mais espaço para gastos com déficit", disse Barroso a jornalistas em Toronto.

Os Estados Unidos querem garantir que países europeus --em especial a Alemanha-- não removam os auxílios governamentais à economia muito cedo, pois isso descarrilaria a recuperação.



Com inform: da Agência Estado, agências internacionais e UOL

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.