O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"DORMENTES-PE RECEBE AGROINDÚSTRIA PARA BENEFICIAMENTO DE UMBU"


O município de Dormentes ganha, neste sábado (10), a agroindústria de frutas AgroPAM, que possibilitará o beneficiamento do umbu, fruta nativa da região, para a produção de polpa, doces e geléia.

O projeto, que vai atender 65 famílias e beneficiar diretamente as comunidades de Pajeú, Água Verde e Maxixeiro, foi financiado com recursos do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), que firmou um convênio com a Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Pajeú no valor de R$ 233.561,00.

A ação está inserida da Rede Estadual de Agroindústrias Familiares e faz parte do projeto Tecendo Rede Inovadoras do ProRural, que reúne diversos parceiros, entre eles o Sebrae, Senai, IF Sertão (antigo Cefet), Embrapa, Ipa, o Sindicato Rural, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Prefeitura de Dormentes.

“Esse projeto recupera a cultura local com a utilização de um fruto nativo, que é o umbu, um símbolo de resistência do Sertão. A agroindústria representa mais renda e oportunidades de negócios para os moradores da comunidade e região, além de preservar as espécies nativas”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, que estará na inauguração do equipamento.

A coordenadora da Unidade Técnica Regional (UTR) de Petrolina (que também atende o município de Dormentes), Jossy Esteves, informou que as comunidades iniciaram a produção com os frutos nativos, mas já plantaram mais 500 mudas, doadas pela Embrapa. “As pessoas das comunidades estão aprendendo a se organizar e trabalhar em grupo para gerenciar a agroindústria da melhor maneira possível”, ressaltou Jossy.

O Governo do Estado, por meio do ProRural, investiu no município de Dormentes, só nesta gestão, um total de R$ 447.801,00, atendendo 142 famílias das comunidades rurais.


MÉRITO: "Site grande rio fm"

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.