O CAMPEÃO DE ACESSOS DIÁRIOS EM AFRÂNIO e REGIÃO!
Breaking News
recent

"ACIDENTES ENVOLVENDO MOTO TEM NÚMEROS ALARMANTES NA REGIÃO"


O número de acidentes de trânsito envolvendo motos tem sido alarmantes em Pernambuco. Segundo um estudo do Laboratório de Estudos em violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o número de acidentes de moto é maior em cidades do interior de Pernambuco. O estudo aponta como zonas críticas os municípios de Ouricuri, Trindade, Ipubi, Petrolina, Afrânio e Lagoa Grande.

Em Petrolina, somente o Hospital de Urgência e Traumas (HUT) registrou no ano passado 5.632 acidentes de moto contra 3.225 de carro. Nos primeiros meses de 2010 esse número já chega a 120 ocorrências envolvendo motociclistas. Somente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi solicitado para atender 161 chamados entre janeiro e fevereiro de 2010.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte de Petrolina (EPTTC), Gilmar Barros, grande parte dos acidentes ocorre por causa da imprudência dos motoristas que andam em alta velocidade, fazem ultrapassagem proibida e costumam andar fazendo zig zag entre os veículos.

De acordo com a Coordenadora do Samu, Solange Guedes, as causas dos acidentes também mudam de acordo com o dia da semana. “Geralmente as ocorrências registradas durante a semana são na grande maioria causadas por imprudência, já nos finais de semana nossos registros apontam que a embriaguez é a principal causa”, ressalta. Ainda segundo o Samu, que chega a atender, por dia, em média oito chamadas com vítimas de acidentes de moto, as ocorrências costumam acontecer nas BRs, onde os motociclistas desenvolvem uma maior velocidade, e nos projetos de irrigação da região, onde é grande o número de motos circulando.

Procurando conscientizar os motociclistas, tanto em relação aos equipamentos de uso obrigatório, como para alertar sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, o Detran, em parceria com a EPTTC e com o policiamento de trânsito do 5° BPM, realizam ações educativas, como campanhas, orientação, palestras e blitzs educativas.

Como em Petrolina as profissões de mototaxistas e motoboy estão se tornando cada vez mais comum, a EPTTC em parceria com o Sest/Senat, desenvolvem um curso específico para pessoas que trabalham nessa área.

MÉRITOS: informações e imagem BLOG Carlos Britto

Nenhum comentário:

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.